Tradutora e Intérprete Lara D'Onofrio Longo

Tradutora Espanhol Empresa de Tradução Tradutora Espanhol Empresa de Tradução

Blog

Corpus Christi

Corpus Christi

16/06/2022

Por que hoje é feriado? Porque é Corpus Christi, a celebração do corpo e do sangre de Cristo, em que se acredita que Deus seja o alimento espiritual dos homens. E por que este feriado se comemora a cada ano em uma data? Porque é uma festividade móvel celebrada na quinta-feira após o domingo de Pentecostes, que, por sua vez, é celebrado após 50 dias do domingo de Páscoa. É feriado oficial também em alguns países da Europa e em grande parte da América Latina, com seus países tradicionalmente católicos, mas curiosamente, na Espanha, não é mais feriado desde 1989, apesar de ser festa local em cidades como Sevilha e Granada, por sua tradição arraigada.

Águas de São Pedro, maio de 2022

Águas de São Pedro, maio de 2022

08/05/2022

Falando sobre sulfadiazina de prata, carboximetilcelulose, passando pela formiga tanajura e imitando as vozes do ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Casagrande e do Ronaldo Fenômeno tudo num mesmo evento, assim foi a semana passada...

05 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

05 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

08/05/2022

Apesar de considerada “exótica” por alguns, o Instituto Camões informou hoje, Dia Mundial da Língua Portuguesa, que 260 milhões de pessoas falam o idioma, o quarto mais usado, depois do mandarim, inglês e espanhol. São nove os países que têm o português como idioma oficial: Portugal (Europa), Brasil (América), Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe (África) e Timor-Leste (Ásia). Viva nosso melodioso idioma!

ORIENTAÇÕES PARA EVENTOS COM RSI (Interpretação Simultânea Remota)

ORIENTAÇÕES PARA EVENTOS COM RSI (Interpretação Simultânea Remota)

03/05/2022

PARA O(A) PALESTRANTE:
• Utilize um headset profissional (conjunto de fone de ouvido com microfone, como o da foto). Fones para celular não são adequados e falar usando o microfone do computador, menos ainda.
• Verifique se sua conexão com a Internet é estável. De preferência, utilize uma conexão cabeada;
• Escolha um local adequado para a transmissão. Se estiver em casa, procure um espaço reservado. Avise os familiares para evitar fazer ruídos e também tome cuidado com os animais de estimação (além de fazer ruídos, podem comer/roer fios ou derrubar objetos);
• Fale de modo mais pausado, terminando frases e desenvolvendo um raciocínio lógico;
• Evite expressões demasiadamente relacionadas à cultura do seu país ou piadas, a não ser que sejam explicadas;
• Lembre-se: as recomendações são feitas não para facilitar a vida do intérprete, mas para que o conteúdo seja adequadamente transmitido ao público participante.

PARA OS PARTICIPANTES:
• Ao entrar na reunião, observe se seu microfone está fechado. Se não estiver, feche;
• Se for fazer perguntas, assim como o palestrante, utilize um headset.

19 de abril, Dia dos Povos Indígenas

19 de abril, Dia dos Povos Indígenas

20/04/2022

Quando somos crianças, aprendemos na escola que 19 de abril é o Dia do “Índio” (termo pejorativo) e pensamos que é uma comemoração nacional brasileira, mas, na verdade, o “Día del Aborigen Americano” surgiu no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano realizado em 19/04/1940 em Pátzcuaro, estado de Michoacán, no México, como uma forma de protesto e para celebrar o dia desses povos que apresentam uma consciência coletiva de possuir uma identidade indígena ou originária em todo o continente americano.

Grande evento presencial

Grande evento presencial

20/04/2022

É bom estar de volta aos grandes eventos presenciais: 1.300 participantes e mais um batalhão de staff, todo mundo testado para Covid-19. Confesso que a sensação de poder estar rodeada de gente e de conversar com as pessoas cara a cara traz algum alento nestes tempos ainda pandêmicos, simplesmente uma sensação de vida.

La hija del Caníbal

La hija del Caníbal

20/04/2022

Fragmento soberbo de Rosa Montero em “La hija del Caníbal”:

“Paquita pertenecía a esa clase de mujeres que se han ido haciendo cargo de la vida cotidiana a lo largo de la historia, mientras los hombres guerreaban y descubrían continentes e inventaban la pólvora y la trigonometría. Si no llega a ser por ellas, que se ocuparon de gestionar cosas tan vulgares y nimias como la alimentación y la procreación y la realidad, la Humanidad se habría acabado hace milenios.”

Águas subterrâneas: tornando o invisível visível

Águas subterrâneas: tornando o invisível visível

25/03/2022

Este é o tema do Dia Internacional da Água 2022, que foi celebrado dia 22, mas que, na verdade, continua bem esquecido. No meu bairro, abastecido por águas subterrâneas, o invisível se torna visível todos os dias com gente lavando calçada e, até mesmo com jatos de água fortíssimos, também a rua. Se fosse água de reuso, seria mais aceitável, mas o caso é que é água limpa que se desperdiça. A falta de consciência com o uso da água é um problema pandêmico, especialmente no Brasil!
Imagem: charge de Ricardo Manhães, publicada no “Jornal ND” de 22/03/2022

Tampar o sol com a peneira

Tampar o sol com a peneira

18/03/2022

Quando tentamos esconder alguma coisa que está muito evidente, dizemos que estamos “tampando o sol com a peneira”. Para isso, em espanhol se diz: “tapar el sol con un dedo”, exatamente como se diz em inglês: “cover de sun with a/one finger”.

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

08/03/2022

Em 08 de março se comemora a luta das mulheres por igualdade, reconhecimento e exercício efetivo dos seus direitos, recordando o ocorrido em 1857 em Nova York quando as empregadas de uma fábrica têxtil se manifestaram buscando igualdade salarial e seu protesto terminou numa repressão que provocou a morte de 120 trabalhadoras. Não é um dia para felicitações, é um dia para conscientização da triste situação das mulheres no mundo, uma reflexão que deve ser feita pelas mulheres e, especialmente, pelos homens.
A L.A.L. Traduções tem muito orgulho de ser uma empresa 100% feminina (traduções/interpretações de Lara D'Onofrio Longo, artes de Amanda D'Onofrio Longo).

Marco das três fronteiras e Cataratas do Iguaçu

Marco das três fronteiras e Cataratas do Iguaçu

08/03/2022

Encontro de três países (Brasil, Argentina e Paraguai) e de dois rios (Paraná e Iguaçu) formando essas três fronteiras da nossa linda América do Sul. Local abençoado onde desaguam as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo. Como canta Caetano: Soy loco por ti, América/Soy loco por ti de amores.

Delirio, de Laura Restrepo

Delirio, de Laura Restrepo

22/02/2022

Mais uma indicação de romance da colombiana Laura Restrepo, “Delirio”, que recebeu o VII Premio Alfaguara de Novela 2004, cujo presidente da banca era ninguém menos que José Saramago.
“A Banca considerou que se trata de uma obra completa, em que cabem a tragédia e o humor, as paixões mais baixas e os sentimentos mais altruístas, a crueldade e a solidariedade. Um caleidoscópio da sociedade moderna, centrado na realidade complexa e exasperada da Colômbia.”

Tradutor de Espanhol Telefone WhatsApp

?precisando
de tradução

Tradutor de Espanhol Telefone WhatsApp
Feito com ♥ e estratégia por Marketing Digital Sunset
Facebook Tradutora Lara D'Onofrio Longo
Instagram Lara D'Onofrio Longo

Fale Conosco 17 98133-7688